quarta-feira, 22 de junho de 2011

A escola comportamentalista

Dinâmica de grupo e suas características
Os fatores que determinam a formação de um grupo se apóiam no consenso interpessoal, isto concordância comum de objetivos e meios para alcançá-los. Daí surgem as seguintes determinantes:
  • Interação – relacionamento com outras pessoas
  • Localização – proximidade necessária para que as pessoas possam interagir
  • Interesse comum -  força motivadora
  • Tamanho – quantidade  de pessoas que possibilita interação e estabilidade
  • Comunicação – informações necessárias pra interação e para o consenso

Depois de formados, os grupos se estruturam e controlam o comportamento de seus participantes, resistem a mudanças e produzem lideres
.
Motivação

Por que e pelo que as pessoas se motivam, o que é motivação,de onde surge, bom a motivação e uma força interna, para alcance de um objetivo ou meta, surge da necessidade ou expectativa, por ser uma força interna, cada um se motiva por um motivo, é impossível saber o que pode motivar alguém, e dever dos administradores motivar os colaboradores, as necessidades podem ser divididas em fisiológicas, de segurança, sociais, de estima, de auto-realização.
Quando um individuo, esta motivado para chegar a um objetivo e não consegue alcançar, ele fica frustrado, e essa frustração pode gerar agressão, regressão, fixação, e retraimento.

  • Agressão – ataque físico ou psicológico
  • Regressão -  volta para imaturidade
  • Fixação – pensa que tudo sempre esta errado, que há marcação sobre ele
  • Retraimento – queda na produção


Liderança nas organizações

Lidera é dirigir e influenciar as pessoas para alcance de objetivos, liderar não é impor é despertar nos outros a vontade fazer, há varias definições para liderança, mais no final todas dizem a mesma coisa, o líder é alguém capaz de influenciar as pessoas, há dois tipos de lideranças, a formal, que é exercida por pessoas escolhidas para posições de autoridade nas organizações e a informal, exercida por pessoas que se destacam por habilidades especiais capazes de influenciar outras pessoas, a liderança é dividida em cinco poderes:

  • Poder de recompensa – é a capacidade de recompensar materialmente por objetivos  alcançados
  • Poder coercitivo – poder de punição
  • Poder de especialização -   influenciar as pessoas por conhecimento especifico
  • Poder de referencia – influencia pela vontade de outras pessoas serem como o líder
  • Poder legitimo – cargo ou função


Sempre que se fala em liderança, se fala em influencia, pois um líder ele influencia as pessoas através de seus atributos e qualidades, de suas experiências, capacidade da divisão de conhecimento, a capacidade de liderar é necessária em todos os níveis da administração, e em todas as organizações, um líder é capaz de levar uma equipe ao topo ou ao buraco, por isso liderar é uma arte e é preciso conhecimento e dom, pois só o dom ou o conhecimento isolado não constroem um bom líder.
Um líder medido pela capacidade que ele tem de passar conhecimento, valores, experiências, motivação para sua equipe, há vários modelos de liderança, participativa, diretiva, de apoio, orientada, cada líder trabalha de uma maneira.

postagens baseadas no cap. 9 do livro Teorias da Administração de Reinaldo O. Silva

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