"Uma organização é definida como duas ou mais pessoas trabalhando juntas cooperativamente dentro de limites identificáveis, para alcançar um objetivo ou meta comum".
As organizações são feitas de pessoas,e quando pessoas trabalham juntas é necessário dividir o trabalho e identificar habilidades, sem coordenação e controle alguns colaboradores podem intencionalmente não fazer atividades que contribuem com os objetivos da organização e que interessem apenas seus propios objetivos.
As organizações devem ter limites e delimitações, eles referem respectivamente na ênfase do que as pessoas podem ou não fazer na organização, determinada pela pessoas que trabalham na organização. As organizações existem para perseguir objetivos.
Os principais desafios oraganizacionais são:
- Administração das organizações num ambiente global - tudo o que acontece na economia do mundo feta o meracado;
- Projeto e estruturarão ou reestruturação das atividades organicionais - novas estruturas com menos diretores e gerentes, diminuindo os niveis hierarquicos ;
- melhoria da qualidade, da competitividade e o empowerment - as organizações perceberam que a qualidade dos produtos e serviços é fundamental para se manter no mercado ;
- Redução da complexidade, aumento da velocidade e reação às mudanças ambientais - aumento de velocidade na transmissão das informações ;
- Administração ética e moral das organizações - toda organização tem que ter ética e moral , respeitar os clientes e colaboradores.
Organizações como Sistemas Abertos
Cada organização tem uma forma de organizar e realizar seus objetivos, na aplicação das operações e na administração, princípios que se comunicam entre si, como um sistema.
Organizações como sistemas abertos
Podem ser considerados sistemas abertos quando recebem entradas de outros ambientes, transformam e convertem estas entradas em saídas.
Há quatro características que enfatizam a natureza adaptativa e dinâmica de todos os sistemas abertos que são:
- Interação com ambiente - trocas necessárias para a sobrevivência pela não auto suficiência dos sistemas;
- sinergia - o resultado de um sistema aberto é sempre maior do que a soma das partes envolvidas;
- equilíbrio econômico - balanceamento interno, necessário para a sobrevivência, pela obtenção dos recursos do meio ambiente;
- equifinalidade -alcance de resultados por diferentes meios.
Subsistemas Organizacionais
Cada etapa de transformação, pode ser considerada um subsistema , com seus próprios processos de entrada e saída, e interagindo com outros sistemas.
Há quatro subsistemas principais interrelacionados:
- Humano/social - necessidades e motivações dos membros da organização e estilos de liderança;
- administrativo/estrutural - autoridade e responsabilidade dentro das organizações;
- informacional/decisorial - decisões-chaves e nas necessidades de informação para manter a organização operacional;
- econômico/tecnológico - trabalho empreendido e relação custo-eficácia para as metas organizacionais.
Pesquisadores viram a necessidade de uma abordagem sócio/técnica , e sugerem três subsistemas comuns.
- Tecnológico;
- Estrutura formal de papéis;
- sentimentos individuais dos participantes.
Foi desenvolvido num estagio seguinte por F.Kast e J. Rosenzweig, que vem a organização como um sistema sócio-técnico aberto, com cinco subistemas:
- de metas e valores - metas determinadas;
- técnicos - conhecimento necessário para realização de tarefas;
- psicossocial - comportamento dos indivíduos nas organizações;
- estrutura - divisão e coordenação de tarefas;
- administrativo - estabelecimento de metas, planejamento e controle.
Existem vários outros modelos de subsistemas como o H. J. Leavitt:
- tarefa
- estrutura
- informação e controle
- pessoas
Ou o de Laurie Mullins:
- tarefa
- tecnologia
- estrutura
- pessoas
- administração
Ambiente Organizacional
É dividido em três:
- ambiente geral - inclui os elementos tecnológicos , econômicos, sócio- cultural, político-legal e internacional;
- ambiente de tarefas - inclui os parceiros estratégicos, reguladores, clientes, competidores e fornecedores.
- ambiente interno - inclui os administradores , proprietários, empregados e o ambiente físico.
Os ambientes geral e de tarefas podem ser definidos como e ambiente externo.
Silva, Reinaldo O.da. Teorias da administração. p. 44 à 61.
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