A organização - influencia nas decisões dos colaboradores de acordo com suas regras, punições e recompensas.
O ambiente externo - leis, regulamentações governamentais, normas e valores dentre outras condições.
Responsabilidade social
É a obrigação que uma organização tem de agir de maneira que sirva tanto aos interesses própios como aos interesses da sociedade.
- Visão clássica - afirma que unica responsabilidade da administração e conduzir os negócios ao máximo de lucros. Usam como argumento contra a responsabilidade social :
- lucros reduzidos da atividade;
- custos maiores do negócio;
- diluição do propósito do negócio;
- poder social demasiado para os negócios.
- lucros de longo prazo;
- melhor imagem publica;
- podem evitar mais regulamentações governamentais;
- organizações tem recursos;
- organizações tem obrigação ética;
- negócios devem prover melhores condições para cada um e para todos.
Estratégias adotadas pelas empresas em relação a responsabilidade social :
- obstrucionista - evita a responsabilidade social;
- defensiva - protege a organização, fazendo o mínimo legalmente para satisfazer as expectativas sociais;
- acomodativa - aceita as responsabilidade social fazendo o mínimo eticamente requerido;
- pro ativa - preenche todos os critérios de desempenho social .
O governo e a responsabilidade social
O governo tenta influenciar de modo direto e indireto, a influencia direta é manifestada por meio de regulações, mais o governo também é influenciado pelas organizações.
Regulações diretas são leis e regras estabelecidas que determinam o que podem ou não fazer.
Regulações indiretas é a influencia que o governo exerce sobre a responsabilidade social da organização.
As organizações influenciam o governo de varias formas:
- contatos pessoais - circulam no mesmo circulo social;
- lobbying - é o uso de pessoas para formalmente representar uma organização ou um grupo de organizações perante o governo;
- comitês de ação política - são organizações especiais criadas para solicitar verbas e repassar a candidatos políticos;
- favores - titica para obter apoio.
Silva, Reinaldo O. da.Teorias da administração.p 69 à 75.
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