terça-feira, 26 de abril de 2011

A Evolução do pensamento administrativo

As pessoas buscam a satisfação de suas necessidades através de esforços organizados, criando causa para que a administração se torne uma atividade
Primeira civilizações: ponto de vista da função da administração no exercito, no lar, na igreja e no governo
Sumeria : 5 mil anos atras prestação de contas, onde o primeiro uso da escrita foi para fins administrativos e não para fins litúrgicos. O desenvolvimento sumérico foi seguido de perto pela ascensão do Egito, com suas estruturas arquitetônicas, seus escritos e seu governo no que se refere á evolução administrativa
Egito: pirâmides 100.000 trabalhadores em sua construção, com duração de 20 anos foi utilizados 2.300.000 de blocos destacando o planejamento de transportes, alojamento e a administração, onde surgiu a figura dos conselheiros.
China: 500 a.c (A Arte da Guerra)Sun Tze ;120 a.c. seleção científica dos trabalhadores; surgimento dos exames de classificação com base na habilidade e no conhecimento de cada individuo que pretendia ocupar determinados cargos: Confúcio (552-779 a.C)onde deixou marcas atraves do exame de mérito onde veio atraves de seus conselhos.
A GRÉCIA

Os gregos, ascendendo ao poder um pouco mais tarde que os chineses babilônios e egípcios, manifestaram um grande talento e capacidade para a administração, no funcionamento das campanhas de comércio.
Uma das primeiras descrições do princípio da universalidade da administração encontra-se num discurso socrático, tal como registrado ou imaginado por Xenofonte, um dos discípulos de Sócrates, no século V antes de Cristo. Sócrates analisa os deveres de um bom homem de negócios e de um bom general mostrando que, de fato, são idênticos no que se refere a tornar os subordinados diligentes e obedientes, punir os maus e premiar os bons, atrair aliados e auxiliares, guardar os bens, se tem ambos esforçados, tenazer e industriosos.

A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Período de avanços na tecnologia que provocou mudanças organizacionais e sociais em todo o mundo, começando pela substituição do trabalho humano pelo trabalho da máquina.
A energia a vapor reduziu custos de produção, reduziu preços e expandiu mercados. Um espírito de inovação levou a invenções que por sua vez levaram a fábricas, e estas fábricas levaram a uma necessidade por administração e por organização.
A Revolução Industrial pode ser dividida em três períodos no processo da industrialização em escala mundial:
· 1760 a 1850 – período em que a “grande mudança” se restringe á Inglaterra, a “oficina do mundo”, onde preponderam a produção de bens de consumo, os têxteis e a energia a vapor.
· 1850 a 1900 – período em que a grande mudança se espalha pela Europa, América e Ásia, em países como Bélgica, França, Alemanha, Itália, Estados Unidos, Japão e Rússia. Cresce a concorrência, a indústria de bens de produção se desenvolve e as ferrovias se expandem Novas formas de energia, como a hidrelétrica e o petróleo, passam a ser utilizadas.
· 1900 até dias atuais- período em que surgem grandes conglomerados industriais, com produção automatizada, produção em série explosão da sociedade de consumo e expansão de meios de comunicação; avançaram as indústrias: química e eletrônica, a engenharia genética e outras atividades industriais e administrativas.

PIONEIROS DOS ESTUDOS DA ADMINISTRAÇÃO

Adam Smith (1723-1790)

Adam Smith, economista clássico, nascido na Escócia, mostrou extraordinário conhecimento no que se refere á evolução das funções administrativas. Ele deu grande ênfase á divisão do trabalho e seus respectivos benefícios, assim se antecipando em seu século ao enfoque sobre a decomposição de um serviço ou tarefa.
Robert Owen (1771-1858)

Robert Owen, nascido no País de Gales, foi um dos primeiros escritores que chamou a atenção aos problemas humanos da industrialização. No seu moinho em New Lanark, Escócia, Owen tentou usar a persuasão moral ao invés da punição corporal.

Charles Babbage (1792- 1871)

Charles Babbage, nascido em Devonshire , Inglaterra, era um gênio que precisa ser reconhecido como o fundador da pesquisa operacional e da ciência da administração. Ele demonstrou a primeira calculadora mecânica e prática do mundo, a sua “máquina de diferença”, em 1822 e, em 1833, começou a desenvolver o seu “motor analítico”, o primeiro computador.

Daniel McCallum (1815-1878)

Daniel Craig McCallum nasceu na Escócia, mas foi para os Estados Unidos em 1822. As ferrovias, nos Estados Unidos, foram os primeiros empreendimentos de grande escala para chamar a atenção á necessidade por melhorias nas práticas administrativas. Daniel C. McCallum, superintendente-geral da Ferrovia Erie, buscou um sistema de organização que levasse a uma melhoria no desempenho.
Desenvolveu para aquele tempo, provavelmente a forma mais moderna da administração da informação.

Segundo ele, os princípios da administração aram:

1. Uma divisão correta de responsabilidade;
2. Poder suficiente conferido para que as tarefas sejam executadas por completo - e para que tais responsabilidades sejam reais em caráter;
3. Os meios para se saber se tais responsabilidades estão sendo executadas fielmente; muita rapidez no relato de todas as negligências do dever, para que os males possam ser corrigidos imediatamente;
4. A obtenção dessas informações por meio de um sistema de relatórios e checagens diários, que não consternarão os principais oficiais nem reduzirão sua influência sobre os subordinados;
5. A obtenção dessas informações por meio de um sistema de relatórios e checagem diárias, que não consternarão os principais oficiais nem reduzirão sua influencia sobre os subordinados.
6. A adoção de um sistema, como um todo, que não apenas permitirá ao superintendente geral detectar erros imediatamente, mas que também aponte o delinqüente.







Henry V. Poor (1812-1905)

As recomendações de Henry Varnum Poor (1812-1905 EUA) foram extremamente avançadas para sua época. Ele considerava indispensável um “sistema” de administração com uma estrutura organizacional bem elaborada, em que as pessoas eram responsáveis - uma estrutura com um sistema de comunicação em toda a organização, para que a alta direção pudesse saber o que estava ocorrendo.
Poor, foi um dos que mais contribuíram para o pensamento administrativo. Entretanto, ele reconheceu o perigo de a sistematização fazer com que as pessoas se sentissem como engrenagem em uma máquina, e sua solução foi recomendar uma espécie de liderança.

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