domingo, 27 de março de 2011

Teorias da Administração

Por que estudar Administração




               Devemos estudar Administração, para para melhorar a vida nas organizações, aproveitar melhor os recursos, todos os dias vemos vários exemplos de Administração pobre, como quando o governo desperdiça dinheiro com investimentos que não dão em nada, ou vendedores que não demonstram o menor interesse em vender.
               Organizações bem administradas desenvolvem consistência, crescimento, já as mal administradas declinam e muitas vezes até morrem. Algumas até conseguem se recuperar usando recursos administrativos altamente eficazes .
            
               "É bom notar que está cada vez mais difícil se recuperar de situações caóticas, o que vale dizer que , cada vez mais, o declínio significa a morte da organização." Silva, Reinaldo o. da.Teorias da Administração.

               Historicamente havia  três conceitos de adm. um conjunto de funções, uma série de papéis, aplicação de certas habilidades especificas .
               Administradores usam as teorias administrativas para as tomadas de boas decisões.Uma teoria explica e prediz o comportamento das organizações e dos seus membros.algumas são de configuração, desenvolvidas pelos próprios estudiosos a partir de resultados de experiências, ou teorias científicas desenvolvidas por meios científicos.

Conceitos de Administração


               Existem muitos conceitos  e muitos livros sobre adm. mais basicamente - a administração está relacionada com o alcance de objetivos por meio dos esforços de outras pessoas.
               Há varias definições de administração , de todas podemos formular uma.
Administração é conjunto de atividades dirigidas à utilização eficiente e eficaz dos recursos, no sentido de alcançar um ou mais objetivos ou metas organizações.


Necessidades e Aspectos da Administração


               A administração é necessária sempre que pessoas trabalham juntas em uma organização. Os serviços da adm. são necessários em todas as atividades  e tem as seguintes características:

  1. propositada
  2. concernente com idéias, coisas e pessoas
  3. processo social
  4. força coordenada
  5. concernente com esforços de equipe
  6. uma atividade
  7. processo composto
  8. força criativa e revigorante na organização
  9. uma disciplina dinâmica
  10. intangível



Princípios da Administração


            Um principio é uma afirmativa básica ou uma verdade fundamental que provê entendimento e orientação ao pensamento e à prática, na tomada de decisões.
            Os princípios da Administração são:

  1. Dinâmicos - São flexíveis e estão em constante mudança;
  2. Generalizações - os princípios administrativos não são como os das ciências físicas , pois os seres humanos se comportam mais erradicamente que os fenômenos físicos;
  3. Relativos - são relativos e não leis absolutas;
  4. Inexatos - se adaptam a qualquer situação;
  5. Universais - podem ser utilizados em em qualquer organização.

            De acordo com Harold Koontz os princípios ajudam as organizações à aumentar a eficiência, cristalizar a natureza da administração, melhorar a pesquisa em administração e alcançar metas sociais.

As Funções da Administração


       São aquelas  a serem desempenhadas pelos administradores para alcançar os objetivos das organizações e podem ser divididas em 4:

  1. Planejamento                                                                                                       


  • estabelecer objetivos e missão                                  
  • examinar as alternativas                                                                      
  • determinar as necessidades de recursos                                                          
  • criar estratégias para o alcance dos objetivos 

    2.   Organização
  • desenhar cargos e tarefas especificas
  • criar estrutura organizacional
  • definir posições de staff
  • estabelecer políticas e procedimentos
  • definir alocação de recursos
    3. Direção
  • Conduzir e motivar os empregados na realização das metas organizacionais
  • estabelecer comunicação com os trabalhadores
  • apresentar solução dos conflitos 
  • gerenciar mudanças
     4. Controle 
  • medir desempenho
  • estabelecer comparação do desempenho com padrões 
  • tomar as ações necessárias para melhoria do desempenho
Silva, Reinaldo O. da. Teorias da Administração.resenha capitulo 1 pag.4 à 11.

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