domingo, 15 de maio de 2011

FIQUE POR DENTRO


 
Frederick W. Taylor (1856-1915), nascido na Pensilvania, teve educação basica rigida e disciplinda, aos 18 anosfoi aceito em Havard, mais decidiuiniciar seu aprendizado como operario em uma pequena  fabrica na Filadelfia, em 1878 se nudou para Midvale Steel em 1884 foi promovido a engenheiro chefe após se graduar em 1883 seus doze anos em Midvaleserviram cmo base para seus estudos.
 Vamos falar sobre as teorias clássicas e pra começar vamos falar da teoria científica e Taylor o pai  da mesma, Taylor foi o único que viveu o chão de fabrica para criação de suas teorias, foi operário e mais tarde se tornou engenheiro chefe, como principais problemas identificou vadiagem sistêmica, os trabalhadores acreditavam que se produzissem mais fariam com que outros perdessem o emprego, modo de trabalho empirico, não havia especialização nem divisão de tarefas, falta de conhecimento da gerencia dos tempos e movimentos necessários para executar as tarefas,  Taylor propôs mudanças, pagamento por produção, divisão de tarefas, mudanças no modo de trabalho, mais os trabalhadores resistiam as mudanças, mais tarde ele resolveu começar com novos trabalhadores, criando uma cultura, a partir desse estudo Taylor criou os seguintes princípios:


1.       Analise do trabalho – constitui no estudo dos tempos e movimentos para executar cada tarefa, quebra da tarefa em menores tarefas possíveis, visando a especilização;
2.       Padronização de ferramentas;
3.       Método de seleção e treinamento de acordo com a aptidão de cada um;
4.       Separação de supervisão e planejamento ;
5.       Pagamento por produção – bônus por quantidade atingida acima da estipulada;

As principais características da administração de Taylor eram:
·         Ciência no lugar do empirismo;
·         Harmonia em vez de discórdia;
·         Cooperação;
·         Máxima produção;
·         Desenvolvimento individual.
Taylor teve ênfase na operação, as principal critica sobre ele é que ele via o homem como um ser que só se motiva por dinheiro.
Teve vários seguidores dentre eles, destacamos Ford, que criou uma teoria baseando nos princípios de Taylor, que se constitui de três princípios básicos:
  • ·         Da produtividade – máxima produção em período determinado
  • ·         Da Intensificação – alto giro do capital
  • ·         Da economicidade – menor estoque possível

A teoria administrativa

Henry Fayol teve ênfase na estrutura, acreditava no poder dos administradores, nas habilidades administrativas, ele acreditava que bons administradores precisam ter certas qualidades, físicas, mentais, morais, educação geral, conhecimentos especiais, experiência vinda do próprio trabalho.
As organizações, deveriam ter suas atividades subdivididas em seis grupos:

1.       
  • 1.    Técnicas – produção
  • 2.       Comercias - compra e venda
  • 3.       Financeiras – captação e bom uso do capital
  • 4.       De segurança – preservação e proteção de pessoas e bens
  • 5.       Contábeis – controle, registros das movimentações
  • 6.       Administrativas – coordenação das atividades anteriores


Acreditava que as atividades administrativas eram as mais importantes, e que tinham cinco funções :
·         
  •     Previsão – planejamento
  •        Organização – mobilização de recursos
  •        Comando – orientações aos empregados
  •        Coordenação – obtenção da unificação e harmonias de todas as atividades e esforços
  •        Controle – verificação para que saia tudo como o planejado




Princípios da adm de Fayol:
·         
  1.    Divisão do trabalho
  2.       Autoridade e responsabilidade
  3.       Disciplina
  4.       Unidade de comando
  5.      Unidade de direção
  6.     Subordinação do interesse individual ao geral
  7.        Remuneração justa do pessoal
  8.      Centralização
  9.       Cadeia escalar
  10.      Ordem
  11.       Equidade
  12.       Estabilidade dos bons no cargo
  13.      Iniciativa
  14.      Espírito de equipe


A burocracia de Weber
Seus estudos buscavam estabelecer estrutura, estabilidade e ordem, as burocracias foram estabelecidas para que cada trabalhador definiria sua atividade e relação com as outras tornando o mais eficaz possível e tinham as seguintes caracteristicas:.



·         Divisão do trabalho – desmembrar a   atividades na menor possível de modo que qualquer possa executá-la
·         Hierarquia e autoridade – cada posição hierarquia tem sua responsabilidade
·         Racionalidade – recrutamento baseado nas habilidades e qualidades de cada individuo
·         Regras e padrões – as decisões gerências seriam  guiadas por regras, disciplina e controle.
·         Compromisso profissional – os administradores não são donos e recebem  salário fixo
·         Registros escritos  - registros de todas as movimentações
·         Impessoalidade – as regras são aplicadas a todas de modo uniforme e impessoal
Weber tinha uma teoria sobre autoridade:
A.      Poder – obter obediência através de coação ou ameaças – poder não é autoridade
B.      Persuasão – influencia na decisão dos outros, mediante argumentação
Ele dividia a autoridade em três, a tradicional, carismática e racional.
A burocracia tem como funções:                                                                                                                           

  • ·         Especialização
  • ·         Estrutura
  • ·         Previsibilidade
  • ·         Racionalidade
  • ·         Democracia
A democracia tem varias vantagens e desvantagens e elas se aplicam de acordo com o tamanho da empresa pois uma grande empresa não consegue desenvolver seu potencial máximo se não tiver um nível de burocracia alto, e uma pequena empresa com muita burocracia não consegue se desenvolver , ele tem como objetivo facilitar as coisas, tornar mais eficaz as atividades, porem as vezes tornam as coisas mais lentas

Postagens baseadas nos capitulos 4,5 e 6 do livro Teorias da Administração de Reinaldo O. silva

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