"A comunicação é o processo de transmissão de informações e o respectivo entendimento do significado pelos envolvidos."
Basicamente ela se apresenta em duas formas :
- verbal- se subdivide em oral e escrita, ela faz o uso das palavras;
- não-verbal- não usa palavras, comportamento, gestos ,olhares, ...
A comunicação organizacional flui na vertical e horizontal; e também informal:
- comunicação vertical - é a comunicação entre chefes e subordinados e vice versa, sendo de cima para baixo e debaixo para cima, transmissão de informações oficiais da empresa entre chefes e subordinados;
- comunicação horizontal - feita entre colegas de trabalho, sendo em linha, informações necessárias para o andamento do setor;
- comunicação informa - ocorre em qualquer direção , pois não é oficial, boatos , rumores.
As Funções e os Elementos da Comunicação
- Informação - base para tomada de decisões e execução de ordens;
- motivação - influenciar e obter cooperação para com os objetivos e metas;
- emoção - serve para que as pessoas expressem sentimentos e emoções;
- controle - implementar normas, estabelecer autoridade e responsabilidade.
Devemos dar preferência a comunicação oral pois ela ocorre na hora e da continuidade, ocorre sobre oportunidades e problemas imediatos.
O transmissor ou fonte inicia o processo de comunicação.
Existem varios elementos de comunicação:
O transmissor ou fonte inicia o processo de comunicação.
Existem varios elementos de comunicação:
- codificação : tradução da informação a ser transmitida em uma serie de simbolos, que sejam mutualmente entendiveis;
- mensagem : resultado da codificação, simbolos verbais e não-verbais;
- canal : instrumento de transmissão;
- receptor : quem recebe a informação;
- ruido : fator que pertuba a comunicação;
- feedback : é o meio mais rapiso e realizavel de tornar a comunicação eficaz, consiste na forma que a informação é passada.
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